O Globo destaca reunião de Major Olimpio, Eduardo Bolsonaro e Paulo Guedes

Eduardo Bolsonaro e Major Olimpio se reúnem com Paulo Guedes para monitorar ‘pautas-bomba’

Eunício e Maia devem ligar ou se encontrar com Bolsonaro nesta terça, de acordo com filho do presidente eleito
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) 08/08/2018 Foto: Jorge William / Agência O Globo
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) 08/08/2018 Foto: Jorge William / Agência O Globo

BRASÍLIA — Os deputados federaisEduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente eleito Jair Bolsonaro, e Major Olimpio(PSL-SP), que foi eleito senador, se reuniram na tarde desta terça-feira com Paulo Guedes, indicado para ministro da Economia no governo de Bolsonaro. De acordo com Eduardo, o objetivo do encontro foi se organizar para evitar a aprovação no Congresso de projetos que aumentem gastos, as chamadas “pautas-bomba”.

Na semana passada, o Senado aprovou um reajuste de 16,38% no salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o que deve custar R$ 4 bilhões ao ano. Bolsonaro era contrário ao aumento. A votação causou desgaste entre o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e a equipe de Bolsonaro.

Havia a previsão de que o presidente eleito encontrasse Eunício e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesta terça-feira em Brasília, mas a agenda foi cancelada. Entretanto, segundo Eduardo, os dois devem conversar por telefone ou se encontrar com Bolsonaro nesta terça.

— Acredito que hoje vai haver um contato pessoal ou uma ligação telefônica entre os presidentes da Câmara e do Senado junto ao futuro presidente Jair Bolsonaro. É uma expectiva que nós temos, e certamente essas questões econômicas vão estar nessas tratativas.

— Eu acredito que o papel do governo que está de saída é simplesmente equilibrar as contas e não gerar mais gastos, colocando para o governo futuro uma situação de pior crise financeira.

O encontro durou menos de uma hora e ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, onde a equipe de transição se reúne.